A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).
Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis
também podem ocasionar o escurecimento da prata.
Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.
Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.
O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.
Além disso, nosso suor libera algumas substâncias que agridem a prata, essas reações são comuns. Basta limpar as peças para que elas voltem a ter a aparência de novas.
- Jóias em prata sofrem oxidação naturalmente, portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.
- Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.
- O contato de sua prata com substâncias químicas produz alterações e deteriorações.
Por isso, recomenda-se às pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, salões de beleza, etc., ter cuidado com mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados e outros. Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente perfumes .
Nenhum comentário:
Postar um comentário